Newsletter

(Notícias)

 

  E-mail (@):

 

 
Assinar

Remover

 

<< Voltar para o Menu

Problemas e Soluções - Windows XP

 

Não consigo exibir arquivos Ocultos

Origem: Vírus, malware.

 

 

Descrição do Problema:

 

 

 

 

Alguns vírus impedem a exibição de pastas e arquivos ocultos para protegerem-se contra exclusão e até a detectação por antivírus, aqui você aprenderá a exibir arquivos ocultos para poder remover os vírus.

 

 

Programas Utilizados

 

- Para realizar esta dica você precisará do pequeno programa "Remove Restrictions Tool", segue abaixo o link para download:

1. Remove Restriction Tool (4Shared.com)

 

Obs.: O arquivo acima está compactado para sua segurança, para descompactar utilize programas como Winzip, Winrar, PowerArchiver ou semelhantes.

 

Solução

 

1. Entre no Modo de Segurança do Windows (Clique aqui para aprender a entrar no modo de segurança).

 

2. Abra o programa e clique em OK na janela que aparecer.

 

3. Clique no botão "Check All" (Selecionar Tudo) e depois clique em "Remove".

 

Clique para Ampliar

 

4. Agora para Remover o Vírus, execute o programa Antivírus que você usa e faça uma verificação completa em todas unidades do HD (C:, D: ...) e também em seus  pen-drives, mp3 players e qualquer dispositivo semelhante. (inclusive celulares) pois são os maiores transmissores de anti-vírus.

 

Verificando manualmente se há potenciais vírus e removendo-os

 

Atenção: Se você abrir a unidade C através do Meu Computador e conseguir ver os arquivos ocultos (são arquivos que ficam meio transparentes), então exclua manualmente os arquivos .COM , .BAT e .EXE que esteja na pasta raiz (C:\) (com excessão de AUTOEXEC.BAT e NTDETECT.COM que são arquivos do sistema, não exclua-os) e nas outras unidades do HD como também nos pen-drivers, mp3 player e dispositivos semelhantes (incluindo celulares) você pode excluir qualquer arquivo com as extenções citadas anteriormente (a saber .COM , .BAT e .EXE) da pasta raiz.

 

[ Se você consegue ver os arquivos ocultos, então pule os passos 5, 6, 7 e 8 para "Retirando Vírus da Inicialização" logo abaixo ]

 

5. Clique no menu Iniciar > Executar e digite: CMD e clique em "OK" ou pressione "Enter".

 

6. Digite os seguintes comandos nessa ordem, pressionando "Enter" após digitar cada um deles:

- CD \

- DIR /W /A:S /A:H

 

7. Verifique se há algum aquivos .COM .EXE e .BAT (com excessão de AUTOEXEC.BAT e NTDETECT.COM que são arquivos do sistema, não exclua-os)

 

8. Se houver algum arquivo, então execute o seguinte comando para cada um dos arquivos. (Lembre-se não exclua autoexec.bat e nem ntdetect.com)

- DEL /A:S /A:H [NOME DO ARQUIVO]    pressione "Enter"

 

Faça isso em todas unidades do disco rígido e em seus pen-drives, mp3 players e qualquer dispositivo semelhante. (inclusive celulares)

 

Para acessar outras unidades pelo CMD apenas digite a letra da unidade seguida de dois pontos ( : ), ex.: para acessar a unidade D basta somente digitar D: e pressionar "Enter".

 

Nas unidades que não tenha instalado o Windows você pode remover qualquer arquivos com extensão .COM .EXE e .BAT da pasta raíz (D:\, E:\ ...)

 

Retirando vírus da inicialização

 

1. Clique no Menu Iniciar > Executar > digite: MSCONFIG e clique em "OK" ou pressione "Enter"

 

2. Na Janela que aparecer, clique na aba "Inicializar" e depois desmarque qualquer arquivo que esteja dentro da pasta Windows e System32 (que é local favorito dos vírus) e clique em OK.

 

Clique para Ampliar

 

Obs.: Uma ferramenta mais eficiente que o "MSConfig" é o programa HijackThis! que é gratuito e pode ser baixado através dos seguintes links:

1. HijackThis 2.0.2 (BaixaKi)

1. HijackThis 2.0.2 (SuperDownloads)

 

IMPORTANTE

 

1. Um jeito simples de saber se um programa é vírus ou não, basta somente clicar com o botão direito sobre ele e clicar em propriedades.

a) Se aparecer a aba "Versão", clique sobre ela e clique depois em "Empresa" (lá em baixo) e verifique o nome do fabricante, se for marca conhecida como: Microsoft, Intel, AMD entre outros então não é vírus.

b) Se estiver outro nome ou não aparecer a aba "Versão" é porque com certeza é vírus, malware ou spyware.

Então sempre que você ver um programa no "Gerenciador de Tarefas" (CTRL+ALT+DEL), pesquise por ele (estando habilitado a exibição de arquivos ocultos) e veja se tem a aba versão ou não.

Dica: Sempre verifique os programas que estão rodando na memória.

 

Clique para Ampliar

 

Reinicie o Computador

 

Pronto

 

 

 

 

  © Copyright 2006 - Truques e Macetes.com - Todos Direitos Reservados